terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Presença de Deus nos dá Segurança

Somente a Presença de Deus nos dá Segurança

Ainda que eu andasse pelo “vale da sombra da morte”, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara (bordão) e o teu cajado me consolam (Sl 23:4).

O vale da sombra da morte

Ao referir-se ao vale da sombra da morte, Davi poderia estar falando de um lugar famoso por sua periculosidade. Há quem pense que ele falava da estrada que liga Jerusalém a Jericó.
Conhecida como "Ladeira do Sangue", essa estrada era então um caminho sinuoso e íngreme, que descia 1200 metros em apenas 27 quilômetros, com muitos vales estreitos de cujos lados, em cavernas escavadas, malfeitores espreitavam e emboscavam os viajantes. Foi o cenário que o Senhor para a Parábola do Bom Samaritano.
Hoje, distante do deserto da Judéia, o vale da sombra da morte representa nossas aflições mais graves. Quantas vezes já passamos por esse vale ou vimos um de nossos queridos passar? Tantas vezes quantas a morte nos fez sombra.
Ao nos aproximamos desse vale, nosso primeiro sentimento ainda continua sendo o medo. Porém a visão do cajado - com que o Bom Pastor nos puxa para junto de si - e a visão de seu bordão - com que ele coloca os agressores em fuga - nos acalma.
No vale da sombra da morte é que aprendemos, de fato, a conhecer o Bom Pastor e o que ele pode fazer. Ele nunca fica longe de nós. Mas, apenas o terror que aquele lugar nos infunde, faz com que sintamos mais vividamente sua presença protetora. Dificilmente poderíamos dizer "não temerei mal algum, porque tu estás comigo" se já não tivéssemos alguma vez em nossa vida passado por esse vale.
O vale da sombra da morte fica antes dos pastos verdes e das águas tranqüilas às quais o Bom Pastor nos leva. Ele até poderia usar outro caminho, mas o que passa por esse vale terrível faz com que valorizemos mais o destino a que somos levados.
O vale da sombra da morte torna-se na maior bênção que uma ovelha recebe do Bom Pastor se, como Jó, ao sair ela possa dizer: “...meus olhos agora te vêem”. E, tenha certeza: o vale da sombra da morte é uma passagem obrigatória para toda ovelha do Bom Pastor. Às vezes, a passos curtos, ele nos parece longo. Às vezes o vencemos correndo. Porém, dificilmente passamos por ele apenas uma vez. Ele é o caminho rotineiro dos que precisam aprender a permanecer bem juntos do Bom Pastor.
Não nos assustemos com o vale da sombra da morte, se nele estivermos agora. Ao contrário, extraiamos dele todos os ensinamentos possíveis - mesmo que fiquemos exaustos - pois, ao sairmos, encontraremos refrigério para nossas almas e uma mesa posta.

Sem a tua presença não nos faças sair deste lugar (Ex 33:15)

Oh, irmãos! Como somos dependentes da presença de Deus! Foi essa dependência que levou Moisés a clamar! E o Senhor lhe garantiu: A minha presença irá contigo (v 14). O salmista Davi tinha certeza da presença de Deus, constantemente, no campo, onde ele, sozinho pastoreava as ovelhas de seu pai. Lá, ele enfrentava feras (leões, urso, etc.)

O Senhor prometeu a Jacó: “Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra. Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito (prometido - Gn 28:15).
Se o Senhor prometeu, Ele cumprirá. Ele está conosco? Sentimos a sua bendita presença? Vamos em frente! “Certamente, não morreremos, mas viveremos, e contaremos as obras do Senhor” (Sl 118:17).

As promessas de Deus são fiéis! Deus quer que sejamos fiéis a Ele, também! Primeiro, é necessário crer. Sem fé é impossível agradar-lhe. Segundo, Deus exige a nossa obediência: Obedecer é melhor do que oferecer sacrifícios. Abraão creu e obedeceu, por isso Deus o abençoou! O Senhor Jesus, mesmo sendo a forma visível de Deus, achado na forma de servo, foi obediente a até à morte,m e morte de cruz (Fl 2:8).
Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra (Is. 1:19).

Ah! Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós... Quando saíreis à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo... então, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. (João 15:7). Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti (Is. 43:2).
Então, a presença de Deus, nos dá segurança! Em meio às tribulações, em meio às guerras (físicas ou espirituais), em meio às dificuldades... “Não temeremos, ainda que tenhamos que passar pelo vale da sombra da morte!” Ainda que a terra se mude, ainda que os monte se transportem para o meio dos mares, ainda que as águas rujam e se perturbem, não temeremos! Deus é nosso refúgio e fortaleza, Socorro bem presente, em meio às tribulações! Aquietai-vos, e sabei que Eu Sou Deus, diz o Senhor! 
O apóstolo Paulo estava com mais 275 pessoas num navio, em meio a uma tempestade que durou 14 dias (e noites), mas podia dizer: “Tenham bom ânimo!” Porque não se perderá a vida de nenhum de vós... Porque esta mesma noite, o anjo do Senhor a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! Portanto, Senhores, tenham bom ânimo, pois creio em Deus que há de acontecer assim como me foi dito.
Ah! Foi essa confiança na presença de Deus que levou Daniel a enfrentar um decreto dos seus inimigos, e continuou orando ao seu Deus, sabendo que seria lançado na cova dos leões. “Não temerei, porque tu estás comigo!”. E os leões não lhe fizeram dano algum!

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra (Sl. 34:7).


O Senhor quer estar ao nosso lado, hoje! É através do seu Espírito Santo, Deus promete estar conosco, hoje! O Espírito Santo, é Cristo em nós! Ele disse, antes de subir ao céu: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós” (João 14:18). Ele está presente, aqui! Receba-O nesta noite!

Pr. Artur Gabriel de Oliveira
Ministério Aliança Apostólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário